Forças Armadas do Perú se deslocam para ilha de Santa Rosa

 

Segundo a pagina Amazônia Digital “Reações do Congresso colombiano ao desconhecimento da ilha de Santa Rosa como peruana durante um evento, o diretor de soberania territorial da Chancelaria do país vizinho considerou que o território localizado em Loreto está “ocupado irregularmente”. Declarações levaram à rejeição do Executivo e de outras autoridades Peruanas.

 

O Congresso da República manifestou esta quarta-feira a sua rejeição às declarações de um funcionário da Chancelaria da Colômbia, que afirmou que a Ilha Santa Rosa, localizada no departamento de Loreto, não pertence ao Peru. Numa declaração, o Parlamento afirmou que estas declarações não favorecem o clima de paz existente entre os dois países.

 

 Além disso, a entidade destacou seu apoio às ações do Poder Executivo e, em particular, da Chancelaria Peruana, para defender a soberania e jurisdição sobre a Ilha Santa Rosa. Particularmente, a congressista Maria del Carmen Alva exortou o Peru a manifestar o seu protesto contra as declarações do diretor da soberania territorial da Chancelaria colombiana. O legislador José Cueto reiterou o seu apoio ao Ministério dos Negócios Estrangeiros através das suas redes sociais, enfatizando a integridade territorial do país.

 

Além disso, a entidade destacou seu apoio às ações do Poder Executivo e, em particular, da Chancelaria Peruana, para defender a soberania e jurisdição sobre a Ilha Santa Rosa. Particularmente, a congressista Maria del Carmen Alva exortou o Peru a manifestar o seu protesto contra as declarações do diretor da soberania territorial da Chancelaria colombiana. Por seu lado, o legislador José Cueto reiterou o seu apoio ao Ministério dos Negócios Estrangeiros através das suas redes sociais, enfatizando a integridade territorial do país.

Um dos legisladores que exigiu ações foi Guido Bellido, que invocou o ministro Javier González Olaechea a agir ao mais alto nível em defesa da soberania nacional. Através de um ofício, exortou a deslocação das Forças Armadas para a fronteira.

 

 Perante a falta de resposta, voltou a pronunciar-se por sua conta oficial de X e lamentou que, após seis horas, não existam acções concretas. “Sra. Boluarte, não vemos a sua presença no local dos eventos. Nenhum prefeito pode ser maltratado por funcionário estrangeiro, muito menos que o nosso território seja expropiado. Desloque a Marinha Peruana e atribua logística e atenção aos nossos irmãos de fronteira”, escreveu.

 

Diante do Conflito o Governo Regional de Loreto comunicou que o Peru não irá Participar da Confraternidade Amazônica 2024 em Letícia, marcada para acontecer no período de 15 a 20 de Julho na cidade de Letícia Colômbia.

 

Fonte: Infobae Peru


TAG